Classe controlador
Tecla de seta: A tecla usada para controlar a direção durante o jogo, a tecla de seta comum no gamepad é principalmente a tecla cruzada de "quatro direções" e a tecla cruzada de "oito direções" dois.
Joystick pequeno: pode girar 360 graus, apareceu pela primeira vez no controlador do console de jogos PlayStation da SONY, perfeito para jogos de luta. Mas é muito diferente de um joystick.
Teclas de função: As teclas de função (botões) e as teclas de direção são os botões mais importantes da alça, as teclas de função atuais da alça têm quatro teclas, seis teclas e oito teclas ou até mais, e as teclas de função são basicamente programáveis (redefinidas) .
Tecla de tiro: Tecla de tiro (comumente conhecida como "gatilho" em Hong Kong e Taiwan) e tecla L/R, projetada na parte superior do gamepad, para jogos de tiro.
Interruptor de vibração: alguns gamepads com função de vibração possuem um botão de efeito de vibração, mas diferentes marcas de gamepads possuem botões de vibração diferentes, como: Logitech Power feedback Shield é marcado como Rumble, alguns gamepads são marcados como Shock.
Classe de joystick
Joystick de feedback de força: Durante o jogo, a situação encontrada pelo protagonista do jogo pode ser transferida para o joystick de forma simulada, e a vibração e balanço permitem ao jogador ter uma sensação real.
Aderência: Ou seja, onde a empunhadura é segurada, os atuais joysticks de última geração serão projetados em um formato ergonômico para reduzir a sensação de fadiga do usuário.
Alça de aeronave
Válvula aceleradora: Um dispositivo usado em jogos de simulação de vôo para controlar o acelerador. Existem muitas formas de válvulas borboleta, como tipo rolo e tipo haste push-pull. Agora, alguns gamepads de última geração também são projetados com dispositivos aceleradores, para suportar jogos mais avançados.
Leme: pode ser usado para controlar aeronaves e outras direções, é um design muito importante do joystick. Atualmente, o estilo do leme é estranho, alguns parecem uma válvula borboleta, e entende-se que o leme é usado.
Coolie cap: Algumas mídias também são chamadas de switch de visualização (ViewSwitch). É usado principalmente em alguns jogos de simulação para mudar de perspectiva.
Botões: Utilizados para disparar, procurar aeronaves inimigas e outras ações, os atuais joysticks de última geração terão seis ou mais botões para se adaptarem a jogos de simulação de voo cada vez mais complexos.
Chave de disparo: A tecla de disparo (comumente conhecida como "gatilho" em Hong Kong e Taiwan) é usada para controlar o canhão ou lançar a tecla de função do míssil e pode ser personalizada (programável).
Volante
Volante: A parte mais importante de um jogo de corrida. Geralmente há um botão vermelho na frente do volante, que é usado para definir atalhos durante o jogo, e uma fileira de interruptores em forma de remo em cada lado sob o volante, que são usados para mudar de marcha em jogos de carros. .
Volante Force Feedback: Ao jogar um jogo de corrida simulado, o volante será comunicado ao jogador pela vibração do volante de acordo com as condições da estrada e a situação de colisão do carro, tornando o jogo mais real.
Pedais: existem dois pedais que desempenham respectivamente o papel de acelerador e freio, e agora alguns volantes de última geração também estão colados nos quatro cantos do pedal.